Homofobia em julgamento
Começou hoje o julgamento do primeiro homicídio reconhecido como homofóbico em Pernambuco.
Os réus são acusados de matar a pauladas um jovem homossexual no Recife em 2010.
Os réus Augusto Cesar Rodrigues e Windson Flávio de Melo, de 26 e 25 anos, deveriam ter ido a julgamento no último 7 de maio. No entanto, a sessão foi adiada porque o defensor público de um deles estava doente, com dengue. Agora, eles serão submetidos a um júri popular que conta com sete jurados, escolhidos no início da sessão desta quarta. O julgamento é presidido pelo juiz Pedro Odilon de Alencar, da Terceira Vara do Tribunal do Júri da Capital. A acusação é feita pelo promotor Antônio Augusto Arroxelas de Macedo Filho e a defesa dos dois réus é da defensora pública Alice Maria Queiroz dos Santos.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nem defesa nem acusação convocaram testemunhas. Por isso, os jurados vão definir a pena dos réus logo depois de ouvir os depoimentos deles e o debate entre a defesa e a promotoria.
As investigações policiais ainda afirmam que os réus teriam mantido relações homoafetivas com a vítima. No entanto, não queriam que sua orientação sexual fosse conhecida. Por isso, mataram José Ricardo. Por conta do crime, Augusto Cesar Rodrigues cumpre prisão preventiva desde dezembro de 2010. Em março de 2012, Windson Flávio de Melo também foi preso preventivamente. Os dois seguem detidos no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife.
Nenhum comentário