Últimas Notícias

Hospital das clínicas realizará mutirão em Gravatá


O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), viaja até Gravatá (a cerca de 80 km do Recife) para realizar mutirão para identificar pessoas com glaucoma, no sábado (1º), no Centro Recreativo, das 8h às 13h. Não é necessário agendamento prévio. A ação é destinada a pessoas com mais de 40 anos, e a expectativa é que sejam realizados mais de 500 atendimentos.

O público-alvo da campanha será avaliado por 20 médicos do HC (entre residentes, preceptores e professores). Os pacientes farão a aferição de pressão ocular e o exame de fundo de olho, os testes que detectam a doença, além de receberem orientações médicas. Se for detectado o glaucoma (ou outras doenças, como a catarata, por exemplo), o paciente será encaminhado para tratamento no Ambulatório de Oftalmologia do HC. A atividade do sábado contará também com voluntários do Lions Club.

Para a chefe do Serviço de Oftalmologia do HC, Isabel Lynch, coordenadora do mutirão, esse tipo de ação é muito importante para alertar a população sobre a doença. “O glaucoma não apresenta sintomas, por isso é importante consultar regularmente um oftalmologista para a realização de exames. Não tem cura, mas se diagnosticado precocemente, é possível ser controlado. Se não for tratado, o glaucoma provoca cegueira”, alertou a oftalmologista.

As pessoas com maior propensão à doença são as que possuem casos na família (caráter hereditário), os afrodescendentes e aqueles com mais de 40 anos de idade. O glaucoma atinge 2% da população acima dessa faixa etária e é uma das principais causas da cegueira irreversível, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a doença atinge mais de 900 mil pessoas e é causada principalmente pela elevação da pressão ocular, provocando lesões no nervo ótico e, como consequência, a perda gradativa da visão. O tratamento é feito com uso de colírios que reduzem a pressão ocular.




 

Nenhum comentário