Últimas Notícias

Gravatá conquista lugar de destaque no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021



O turismo de Gravatá alcança mais uma grande conquista. O Ministério do Turismo divulgou durante a semana, no Diário Oficial da União, o Mapa do Turismo Brasileiro referente aos anos de 2019 a 2021. Nele, Gravatá ocupa lugar de destaque entre os melhores destinos turísticos de todo o país. Dentro da categoria B, que representa os municípios com significativo fluxo turístico e elevado número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, Gravatá está entre as doze cidades pernambucanas nesse mesmo ranking. 
“Essa conquista representa um grande momento para a nossa cidade. Com esses dados oficiais do Ministério do Turismo, temos a certeza de que voltamos a ser referência e a atrair gente de todos os cantos do Brasil para aproveitar as belezas e as atividades turísticas em nossa cidade. Essa é uma nova fase para o município e nós ficamos extremamente felizes em ver que nosso trabalho já colhe bons frutos e que quem ganha com isso são os próprios gravataenses,” disse o Prefeito Joaquim Neto.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento criado pelo Ministério do Turismo – (Mtur), através do Programa de Regionalização do Turismo. O objetivo é avaliar a cada dois anos o pontencial turístico dos municípios das diferentes regiões brasileiras quanto aos índices de visitantes e quanto à quantidade e qualidade dos hotéis e das atrações turísticas desses lugares. Os municípios bem avaliados e que passam a ser incluídos no mapa passam a receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo no setor turístico, através recursos federais. 
“Foram diversas as linhas de trabalho para manter a cidade dentro do quadro de atividades do Ministério do Turismo, como o cadastramento dos equipamentos turísticos de Gravatá no Cadastro de Prestadores Turísticos – (CADASTUR), a participação na Instância de Governança e a reativação do Conselho Municipal de Turismo – (COMTUR), além de possuirmos orçamento próprio destinado às atividades turísticas do município. Tudo isso contribuiu para estamos no mapa em um lugar de destaque no Brasil e em Pernambuco. Com essas medidas que são resultado do nosso trabalho, garantimos a inclusão de Gravatá no rol dos 2.694 municípios, dentre as 333 regiões, que são destinos brasileiros,” explicou o Secretário Municipal de Turismo, Darlan Raphael.
De um modo geral, os municípios são inseridos em diferentes categorias numa escala que vai de A a E, em que a categoria E é aquela composta pelos municípios que não apresentam atividade turística e as categorias A a C, apresentam essas atividades em uma hierarquia da maior para a menor. Em Pernambuco, dos 185 municípios, dois estão na categoria “A”, que são Ipojuca e Recife. Na categoria “B”, que representa o segundo lugar em qualidade, são apenas doze cidades incluídas, que são Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina, São José da Coroa Grande, Serra Talhada e Tamandaré. 
O Secretário de Turismo de Gravatá ainda informou que os investimentos na arte, cultura e realização de um calendário de eventos consolidado na cidade são alguns dos fatores que têm chamado a atenção de turistas de todos os cantos do Brasil e feito do município um dos destinos mais visitados do estado. O potencial turístico de Gravatá não para por aí. A cidade possui uma rede hoteleira com mais de 3 mil leitos, opções variadas na gastronomia e um público flutuante que já tem destino certo nos finais de semana, férias e feriados.

Nenhum comentário