16º Encontro Nacional de N’Golo Capoeira de Gravatá
Foto : Gilvan Silva
O evento gravataense está sendo realizado na cidade entre os dias 10 e 14 de setembro. Contando com aulões, campeonatos e rodas de capoeira, o evento acontece na sede do centro cultural, localizado na rua Estêvão Câmara, n° 156, e recebe, a cada edição, centenas de participantes, tanto de Gravatá, quanto de outras cidades e estados do Brasil.
Com objetivo de divulgar a expressão cultural da capoeira, que é uma mistura de dança e esporte de influências afro-brasileiras, o evento também visa enaltecer a importância da arte entre os seus praticantes e admiradores. Realizado desde os anos 90 em Gravatá, a16º edição trouxe convidados de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
“A capoeira traz muitos benefícios para os praticantes, como condicionamento físico, coordenação motora e fortalecimento dos músculos, por exemplo. Mas o mais importante mesmo é o fato de mantermos o jovem ocupado, aprendendo uma arte, o que auxilia no combate às drogas. Trazer o jovem para a capoeira também é uma forma de mantê-los longe desse tipo de coisa,” pontuou Ailton Muriçoca, coordenador do evento.
Com premiação em medalhas para os competidores, qualquer pessoa pode participar, seja competindo ou apenas prestigiando o encontro.
Para inscrever-se, os participantes doaram 1 quilo de alimento não perecível na própria sede do evento. Todos os alimentos arrecadados serão destinados a instituições de caridade, como a Obra de Defesa à Infância Pobre – (ODIP) e Casa Beneficente Vicente Soares da Silva e Maria Alice, conhecida como o Abrigo dos Velhinhos.
O evento tem a coordenação do Centro Cultural de Capoeira do Mestre Muriçoca e o apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá.
Confira programação dos dois últimos dias do evento:
Sexta-feira – 13/09
19h – Mamulengo do Mestre Galdino – Show
Final do Campeonato e Roda de Capoeira
Sábado – 14/09
17h – Roda de Capoeira com os convidados;
Entrega da premiação do campeonato
Graduação/ Troca de Cordas/ Batizado
Nenhum comentário