Últimas Notícias

Pandemia de violência em Pernambuco - Homicídios crescem no estado pelo 5º mês consecutivo



Pelo quinto mês consecutivo, o número de homicídios volta a subir em Pernambuco. E preocupa. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que obrigou as pessoas a se isolarem, as mortes se multiplicam. E a polícia segue sem conseguir conter esse mal. Nós, pernambucanos, convivemos, há muitos anos, com a pandemia da violência.

Somente neste ano, em cinco meses, 1.664 pessoas foram assassinadas. São mais de dez mortes por dia. Além de vidas perdidas, famílias, enlutadas, choram seus entes queridos e cobram por uma justiça que demora a ser feita. E, muitas vezes, a luta termina em impunidade.

A polícia tem o seu papel de investigar. Mas também é preciso prevenir a violência. Nesse aspecto, o Governo de Pernambuco não avança. E, por isso, os números da criminalidade oscilam tanto. Em janeiro de 2019, foi criada a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Mas, passados mais de 17 meses, a pasta ainda não apresentou projetos consistentes. E, ao que parece, não passa de uma secretaria criada apenas para atender a uma questão política.

O balanço mais recente divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), na noite da última sexta-feira (12), mostra que Pernambuco já acumula 10,7% de aumento nos assassinatos em relação ao ano anterior. São 161 mortes a mais. Em geral, a SDS culpa o tráfico de drogas. Mas o que está sendo feito, na prática, para combater essa pandemia? Não sabemos.

Nenhum comentário