Pela primeira vez, Hospital Municipal de Gravatá realiza endoscopia
Implementação do exame no município beneficia usuários do SUS que teriam que se deslocar para outras cidades ou pagar pelo procedimento
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Gravatá tiveram mais uma vitória recente em uma das prioridades de governo do prefeito do município, Joselito Gomes.
Trata-se da implementação do exame de endoscopia, que é realizado pela primeira vez no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa e vai beneficiar muitos usuários que precisam de um diagnóstico mais preciso do aparelho digestivo.
O paciente é atendido pela rede de atenção básica nos postos de saúde, o médico prescreve o exame e no próprio posto é feito o agendamento através da regulação. Com isso, o paciente já sai da consulta com a data do procedimento marcada.
Jacilene Carolina da Silva, de 37 anos, assistente administrativa de serviços gerais, esperava para fazer esse exame desde 2019. Ela contou que “sexta-feira passada ligaram para mim perguntando se eu poderia fazer o exame hoje e como eu não tinha conseguido ainda, achei uma boa, porque eu teria que marcar para Caruaru, ou pagar para fazer o exame. Acho que a prefeitura fez uma ação que beneficiou muita gente que não podia pagar. Foi maravilhoso e parabéns para o prefeito”.
A diretora geral do Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, Ana Araújo, destacou que “mais um benefício que a gestão parte na frente e é a primeira vez que esta especialidade está sendo ofertada aqui no hospital, um exame que permite olhar o paciente por dentro e fechar um diagnóstico mais preciso, que na ausência da oferta dele aqui, os pacientes tinham que ser transferidos para outros municípios para que pudesse obter o resultado que agora eles têm aqui dentro do hospital”.
A endoscopia no Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa acontece duas vezes ao mês, sempre às segundas-feiras.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
Nenhum comentário