Últimas Notícias

Compesa amplia Estação de Tratamento de Água de reúso em Caruaru e reforça sustentabilidade

 ´

                                                                                 Fotos:  ETE Rendeiras/Caruaru. Compesa divulgação.

A Compesa dá mais um passo importante na ampliação das práticas sustentáveis. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Caruaru, localizada no bairro das Rendeiras, acaba de passar por uma ampliação, com a instalação de seis reservatórios de 60 mil litros (cada) e capacidade de tratamento diária de 240 mil litros por dia. Na unidade é praticada a atividade de reúso da água e o aumento da sua capacidade de tratamento representa a ampliação do projeto, sendo uma ação da Companhia comemorada neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

A água de reúso da ETE Rendeiras está sendo utilizada em dois projetos inovadores. Um deles, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE), pesquisa a irrigação do plantio de palma. Outro, em parceria com a empresa local Verd’Fica, garante a produção de mudas ornamentais e florestais que já estão sendo utilizadas no paisagismo da Avenida Agamenon Magalhães, o principal corredor viário da cidade. Além desses projetos, a água de reúso é utilizada ainda para irrigação do campo de futebol que fica dentro da unidade.

 

“Parte do esgoto coletado vem para a estação de tratamento de água de reúso e passa pelas seguintes etapas de tratamento: filtração, floculação e desinfecção. Com isso, podemos reutilizar essa água, por exemplo, na aguação de algumas espécies, permitindo assim, a preservação da água potável para fins nobres”, explica o gerente da Unidade de Negócios do Agreste Central, Denis Mendes.

 

A obra recebeu um investimento de R$ 550 mil e o sistema poderá contribuir como alternativa para redução do consumo de água potável. “Em um futuro breve, essa água pode ser utilizada através de convênios com os municípios, em irrigação de áreas verdes, na indústria, em parques ambientais, canteiros e praças, evitando o uso de água potável”, afirmou o gerente.

Nenhum comentário